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Características do produto T-Xc

Descrição Geral

Monomotor a pistão, monoplano de asa baixa;
Estrutura primaria e secundária construídas integralmente em fibra de carbono, curada em autoclave;
Trem de pouso retrátil do tipo triciclo;
Cabine dotada de um compartimento dianteiro para dois ocupantes (instrutor e aluno) dispostos lado a lado;
Compartimento traseiro para transporte de carga;
Acesso ao compartimento dianteiro da cabine através de portas articuladas para cima do tipo “gaivota”;
Acesso ao compartimento traseiro por uma porta do lado esquerdo da fuselagem, também de tipo gaivota.

Emprego

Treinador militar primário / básico e para treinamento de vôo noturno e por instrumentos;
Possui duplo comando completo, onde ambos tripulantes têm acesso a todos os comandos, alavancas, manetes, pedais e chaves seletoras que controlem o avião em todas as fases da operação;
Avião completamente acrobático, sem limitação de manobras acrobáticas entre +6G e -3G;

Certificação

O T-Xc foi projetado para atender aos requisitos de certificação estabelecidos pelas autoridades aeronáuticas internacionais (ANAC, FAA e EASA), conforme o regulamento RBAC Parte 23 (equivalente aos FAR-23 da FAA);
Na configuração Treinador o avião será certificado na categoria “Acrobática”;
Outros requisitos específicos para operação militar ou estabelecidos por órgãos públicos poderão ser utilizados, para atender demandas especiais.

Trem de pouso

Tipo triciclo, telescópico com amortecedores hidro-pneumáticos incorporados;
Retrátil, com recolhimento e extensão potenciada por atuadores hidráulicos;
Equipados com um conjunto de roda e pneumático sem câmara;
Projetados para operação em pistas não pavimentadas;
Travamento positivo dos trens nas duas posições (up e down), dotados de sinalização e sistemas de segurança conforme regulamentos;
Extensão em situação de emergência (free-fall), e alertas de potencia em “lento” e flape baixado, para evitar esquecimento.

Comandos de Vôo

Comandos primários: acionamento por hastes para profundor e ailerons, e por cabos para leme de direção, sendo manche e pedaleira duplicados;
Flapes acionados por atuador eletromecânico central ligado a um tubo de torção, impedindo assimetria;
Flapes acionarão os ailerons, através de um mecanismo de derivação, que passarão a auxiliar os flapes;
Na deflexão máxima de 45º, os ailerons serão defletidos em aproximadamente 22º, aumentando a sustentação e melhorando desempenho de pouso e decolagem;
Compensação de comandos (“trim”) apenas no profundor e leme, atuando por meio de dispositivos eletromecânicos associados a molas, não havendo necessidade de compensação aerodinâmica;
Mesmo quando nas posições extremas de compensação, aos pilotos será permitido override na ocorrência de “trim runaway”.

Grupo Moto-Propulsor

É constituído por um motor Lycoming acrobático, de 6 cilindros normalmente aspirado, seus acessórios, e por uma hélice tripá com “spinner”, instalados à frente da aeronave. O conjunto será certificado para operação em vôos acrobáticos e é isolado da cabine por uma parede de fogo.

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